Beato Eustáquio



Entrevista do Padre Sérgio, SS.CC.

 

Autor: Comunicação SS.CC. | Data de Postagem: 4 de agosto de 2014

A Paróquia dos Sagrados Corações, em Belo Horizonte-MG, prepara uma grande festa para o dia 30 de agosto, quando será celebrado os 71 anos de morte de Padre Eustáquio. A Igreja local será elevada a Santuário e receberá o nome de Beato Eustáquio, em homenagem ao sacerdote da congregação que passou por terras mineiras e tanto fez para difundir a fé católica no Brasil.

Muitos devotos já frequentam o templo religioso, ainda mais depois de 2006, quando Eustáquio foi oficialmente declarado beato pelo Vaticano. A expectativa agora é que ao passar a ser Santuário, este número de visitantes aumente. Somente para o dia 30 de agosto são esperadas 20 mil pessoas, segundo informou a própria coordenação paroquial.

De acordo com o Padre Sérgio Stein, ss.cc., responsável pela organização das festividades, a decisão de transformar a Paróquia em Santuário foi do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo de Oliveira. A partir daí, os paroquianos formaram uma comissão para coordenar e dinamizar os trabalhos preparatórios. “Era necessário fazer a redação do Regimento do Santuário; a reflexão teológica do sentido do Santuário e comunicação”, explicou Padre Sérgio. O local também passou por algumas obras de restruturação para melhor acolhida dos peregrinos. “Além disto, faz-se importante a conscientização dos próprios paroquianos para o momento especial que a paróquia está e irá viver”, complementou o pároco.

A festa
A programação de atividades em louvor ao beato Padre Eustáquio ainda está sendo finalizada. No entanto, Padre Sérgio adiantou ao blog que haverá uma novena de preparação e oito missas a serem realizadas somente no dia 30, bem como a tradicional quermesse popular com barraquinhas de comidas típicas mineiras.

Entre as autoridades e personalidades convidadas, estão confirmados o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo e o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que também é da Congregação dos Sagrados Corações. Além disso, confirmaram presença também familiares de Padre Eustáquio, que virão diretamente da Holanda para celebrar este momento tão especial para a Igreja Católica no Brasil. “Deve vir os sobrinhos dele. Além disso, serão convidados o governo de Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte e o presidente da Câmara de Belo Horizonte, representantes da Vida Religiosa e de entidades vinculadas com a saúde”, acrescentou.

O Santuário 
Padre Sérgio Stein explicou o que acontece na prática quando uma Igreja é elevada ao nome de Santuário. “No nosso caso será paróquia santuário. Continuará com as atividades paroquiais, mais a atenção especial aos peregrinos e atividades próprias que serão desenvolvidas pelo Santuário, naquilo que lhe for próprio como identidade. O Santuário é a Tenda de Deus entre os homens, e no caso do Santuário Beato Eustáquio, irá ter três dimensões especiais: a Tenda da Reconciliação, da Saúde e da Paz”.

Questionado se esta mudança de status na denominação do templo religioso tinha relação com o processo de canonização de Padre Eustáquio, em Roma, o pároco reconheceu que “é difícil de desvincular a implantação do Santuário e a Canonização”. “Certamente ajudará no processo, mas também irá transcendê-lo, porque a canonização acontecerá após o reconhecimento de um milagre e o Santuário será para sempre”, destacou.

A Congregação da Causa dos Santos do Vaticano analisa ainda uma graça especial que tenha sido concedida por Deus por meio do vigário holandês. O reconhecimento desta graça como milagre para a Igreja será o passo definitivo para que seja emitido o decreto papal de santidade ao beato Padre Eustáquio.

Comentários

Facebook SS.CC.



SS.CC. no mundo

SS.CC. - Governo Geral
SS.CC. - África
SS.CC. - Alemanha
SS.CC. - Chile
SS.CC. - Colombria
SS.CC. - Equador
SS.CC. - Estados Unidos
SS.CC. - França
SS.CC. - Espanha
SS.CC. - Irlanda / Inglaterra
SS.CC. - Peru
SS.CC. - Paraguay
SS.CC. - Polônia
SS.CC. - Noruega




Congregação dos Sagrados Corações

Endereço: Rua Riachuelo, nº 1270
Bairro: Padre Eustáquio
Cidade: Belo Horizonte - UF: MG
CEP: 30720-060
Telefone: +55 31 3411-9182
E-mail: secretaria@sscc.org.br