Somos religiosos de uma Congregação apostólica. Como Província SS.CC. do Brasil, fieis à nossa vocação comum, reafirmamos que “estruturamos nossa vida comunitária em função da missão” (Const. 40-43). Os religiosos da Região do Paraguai formam parte da Província do Brasil, com estatuto jurídico próprio e direitos e deveres inerentes a essa pertença.
As comunidades paroquiais confiadas à Congregação dos Sagrados Corações realizam trabalho pastoral em comunhão com a Igreja local, com o objetivo de anunciar o evangelho a partir do nosso carisma. Atualmente a Província do Brasil acompanha a vida pastoral de oito paróquias.
Que as paróquias encarnem o carisma da Congregação a partir da sua própria realidade. As paróquias devem estar animadas pelo espírito missionário dos nossos Fundadores. Assim comunicarão a fé, praticarão a misericórdia e a justiça, aprofundarão o sentido reparador da adoração eucarística e trabalharão para promover o diálogo ecumênico, inter-religioso ou intercultural. (Capítulo Geral, 2018)